Como o tarot funciona

Com o aumento do interesse pelas pessoas no tarot, é bem provável que a dúvida sobre a maneira como o tarot funciona já tenha chegado até alguns. Portanto, aqui propomos uma reflexão sobre essa :”pergunta que não quer calar” .

Como o Tarot funciona? 

Para entendermos como o tarot funciona é necessário entendermos primeiramente o que é o tarot.

Bem, o tarot é um instrumento oracular, divinatório, ou seja, uma ferramenta que nos permite conexão com o “divino” , é algo que está para além do que podemos compreender de maneira racional. É um sistema composto por 78 cartas (lâminas), conhecidas como arcanos (mistérios) a serem desvendados pela taróloga (o). Essas cartas possuem imagens arquetípicas as quais trazem mensagens do nosso inconsciente para o consciente.

Assim, sabendo o que o tarot é, agora podemos refletir sobre seu funcionamento.

Com base na breve descrição de que essas cartas do tarot possuem imagens, as quais vão trazendo mensagens de acordo com o repertório do tarólogo (a) que vai traduzir essas mensagens, percebemos que o tarot (suas cartas) é uma ferramenta que pode ter inúmeras maneiras de ser utilizada, portanto, funcionar de várias formas.

Considerando as imagens contidas nas cartas de tarot, o mesmo pode ser visto como uma arte no sentido pleno da palavra, que como ferramenta de autoconhecimento proporciona o acesso profundo de quem busca saber mais sobre si. 

Alguns usam a expressão arte divinatória, no entanto, como vimos no post, aqui no blog, sobre o tarot terapêutico , o tarot pode ter (e tem) outros fins.

Portanto, se existe algum problema na definição exata do tarot, era um tanto quanto esperado e é absolutamente normal dada a complexidade das cartas e suas relações no percurso histórico.

O que você precisa saber é que

O tarot “não é de si”, mas uma ferramenta que carrega nas imagens os ciclos da humanidade pelos quais todos passaram ou passarão (como vimos neste post onde falamos sobre Jung, o tarot e os arquétipos). Todas as cartas representam arquétipos humanos.

Por assim dizer, antes de tudo, o tarot funciona como um saber coletivo.

O tarot de Marselha é o baralho mais tradicional e acredita-se que foi concebido na região da Itália por  volta do séc. XV e se espalhado, posteriormente, pela França. Por não se ter a certeza de quem e nem onde se produziu o baralho, ele adquire certa impessoalidade, sendo tratado como de todos, tal como a Astrologia é.

Pois, todos sabemos que não existe uma única origem, nenhum profeta do tarot ou astrologia, porém são conhecimentos que foram compilados ao longo dos tempos. O mesmo modelo também é seguido por outro muito usado, o Rider-Waite. O  baralho de tarot mais vendido.

o tarot funciona
Cartas do tarot de Marselha

A Divisão das Cartas

Respondemos anteriormente a pergunta “o que é tarot?” . 

Assim, complementamos agora dizendo que é um baralho composto por 78 cartas as quais são subdivididas.

Bem, a subdivisão em três partes que mostramos aqui é de Veet Pramad. Normalmente, o baralho é dividido em apenas duas partes: arcanos maiores e menores e que de nada faltam. Pramad apenas opta por uma divisão a mais, o que pode significar uma melhor explicação.

O baralho do tarot divido em três partes:

·         22 Arcanos Maiores

·         16 Figuras da Corte

·         40 Arcanos Menores

Entendendo sobre os Arcanos Maiores

Muito se fala sobre os arcanos maiores, os 22 Arcanos (ou 22 trunfos) e será sobre eles que manteremos maiores considerações. 

Os Arcanos maiores são tão importantes ao tarot, não à toa. É a partir deles que surgem as explicações macrocósmicas; referem-se ao conjunto, ao todo, às pessoas, aos grupos, aos indivíduos, às inter-relações dos indivíduos, ao sistema solar, ao mundo. Eles são cartas de poder revelador do ser e do mundo, por isso é dada tanta importância à estas 22 cartas.

Há pessoas, por exemplo, que ficam anos somente atendendo, profissionalmente, como tarólogo (a), utilizando apenas os 22 arcanos.

O tarot funciona mesmo assim e não há problema algum com isto.

Porém, as outras 56 cartas têm suas peculiaridades (muito interessantes, inclusive).

Figuras da Corte

A saber, as figuras de corte não dizem respeito a mais do que o próprio nome sugere: são cartas que tem figuras de corte. A maioria dos baralhos representa as figuras como:

  • a rainha
  • o rei
  • o cavaleiro
  • o valete (ou pajem).

Assim, estas 16 figuras da corte são 16 personalidades compostas a partir da combinação dos 4 elementos:

  • fogo (ação, otimismo)
  • terra (estrutura, rigidez)
  • ar (agilidade, frieza)
  • água (emoções, intuição)

E estes por sua vez se estruturam em 4 famílias:

  • Paus
  • Copas
  • Espadas
  • Ouros (ou Pentáculos / discos).

O que são os Arcanos Menores

Os arcanos menores são cartas importantes para compreensão de todas as possibilidades do tarot. Eles retratam situações cotidianas, personagens, características do comportamento humano e dão detalhes e aprofundamento às leituras.

Eles são numerados de Ás (o qual equivale ao número 1) a 10 e estruturados também em 4 naipes (como citados para as cartas da corte): Paus, Copas, Espadas e Ouros (ou Pentáculos / discos). 

Por isso: Mãos à massa, porque o melhor (mais interessante) no tarot é ver como ele funciona na prática!

Agora que aprendemos que existem divisões nas cartas do tarot, vamos a cada um dos 22 arcanos maiores, que é por onde você pode começar.

*Muitos tarólogos recomendam o estudo das cartas colocando de início a carta do Louco (há quem prefira colocá-lo por último) e sua jornada por todas elas.  Fica à critério/preferência pessoal.

A representação utilizada neste artigo destes 22 arcanos maiores é do Deck Tarô da Bruxa Moderna, o qual eu utilizo e recomendo aqui neste outro post.

Como o Tarot funciona? Os 22 Arcanos


o tarot funciona
0 ou 22 – O LOUCO (A LOUCA)
o mago - tarot
1 – O MAGO (A MAGA)
o-tarot-funciona
2 – A SACERDOTISA
o-tarot-funciona
3 – A IMPERATRIZ

o-tarot-funciona
4 – O IMPERADOR
O-TAROT-FUNCIONA
5 – A (O) HIEROFANTE (PAPA)
o-tarot-funciona
6 – OS ENAMORADOS
o-tarot-funciona
7 – O CARRO
o tarot funciona
8 – A FORÇA
o-tarot-funciona
9 – A (O) EREMITA
O TAROT FUNCIONA
10 – A RODA DA FORTUNA
o tarot funciona
11 – A JUSTIÇA
o tarot funciona
12 – O ENFORCADO
o tarot funciona
13 – A MORTE
o tarot funciona
14 – A TEMPERANÇA
o tarot funciona
15 – O DIABO
o tarot funciona
16 – A TORRE
o tarot funciona
17 – A ESTRELA
o tarot funciona
18 – A LUA
o tarot funciona
19 – O SOL
o tarot funciona
20 – O JULGAMENTO
o tarot funciona
21 – O MUNDO

Um passo a passo para você iniciar sua própria jornada nas cartas.

  • Primeiramente, coloque a carta Louco na primeira posição para ir fazendo a ordem que colocamos acima. Será uma jornada e tanto!
  • Começa-se do Louco; a aventura, o ser criativo, o estar aberto à vida e prossegue. Perceba que cada carta irá querer dizer algo. Por exemplo, na carta do Papa, aquele que iniciou poderá entender o valor da ajuda ao outro.
  • Logo ao encontro da carta do Papa descobrirá a dos Enamorados e tendo aprendido a virtude do valor do outro, começa um relacionamento com um parceiro ou parceira. Esta carta representa a escolha entre começar (ou não) um relacionamento, entre outras tantas possibilidades de significado..
  • Isso o fez se tornar mais forte! Acredita mais em si e nas suas habilidades de liderança, então pega a carta do Carro e ruma ao sucesso!
  • E assim prosseguiríamos até a carta do Mundo que é o fechamento do ciclo e uma abertura às novas realizações.

Adaptação às imagens das Cartas

Para todo início é bom tomar algumas precauções e não ir com tanta sede ao pote. 

Recomendamos que:

  • Evite ficar olhando muitas cartas e no mesmo dia. O melhor é: tire um tempo e local para ver uma carta e aprecie cada detalhe dela como se estivesse “enamorado” por ela.
  • Sabemos dos fatores energéticos que influem no mundo, então, sugerimos  procurar um lugar mais tranquilo, silencioso, com aromas, para que as tuas intuições sejam aguçadas e que sua percepção consiga ter a melhor recepção da imagem da carta. Com isto, com certeza terá alguma revelação interior ou exterior.
  • Faça isso com os 22 arcanos por 22 dias e se delicie na descoberta do mundo que se abrirá aos seus pés e céus! Não esqueça! Um dia após o outro; sempre se mantenha aberto às novas imagens das cartas e se quiser, pode até fazer uma perguntinha para elas!
  • Uma dica extra: o tarot funciona bem fazendo um diário de estudos.

Como todo conhecimento, o tarot funciona de acordo com as intenções de quem o utiliza e com o nível de conhecimento que se adquire sobre ele.

Como podemos utilizar o tarot?

Em suma, podemos utilizá-lo como uma ferramenta de empoderamento pessoal, tirando uma carta diária e meditando sobre as imagens contidas na mesma.

Podemos utilizá-lo como ferramenta de empoderamento profissional, nos profissionalizando e tornando-o uma fonte de independência financeira e auxílio também aos outros.

Ainda, como instrumento de co-criação da realidade que queremos, usando as cartas em rituais de mentalização, meditação. Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades.

Como vimos, não existe uma única resposta específica para essa pergunta.

Porém, o que sugerimos à você é que faça seu próprio “teste” sobre como o tarô funciona, uma vez que ele funciona de acordo com o objetivo de cada pessoa que dele se utiliza. 

Nos conte aqui nos comentários como ele funciona pra você. Iremos adorar saber! Até o próximo post!

2 comentários em “Como o tarot funciona”

  1. Pingback: Tarot para iniciantes - Sú Almeida

  2. Pingback: O Tarot e os quatro elementos (4 naipes) - Sú Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Reserve já a sua leitura de tarot ou Mapa Astral

Preencha o formulário abaixo para agendar uma sessão de leitura online de tarot ou mapa astral.

Responderei dentro de 48 horas.