Como o tarot funciona

O tarot funciona como uma arte no sentido pleno da palavra, que como ferramenta ou técnica busca saber mais sobre si. Alguns usam a expressão arte divinatória, no entanto não há consenso sobre isso, como vimos no post, aqui no blog, sobre o tarot terapêutico que  tem outros fins, como observados.  

Portanto, se existe algum problema, na definição exata do tarot, era um tanto quanto esperado. Pois, o tarot esteve presente, segundo alguns, no Egito antigo, sendo  que foi amplamente difundido na idade média. Por isso, esses eventuais problemas de interpretação são absolutamente normais dada a complexidade das cartas e suas relações no percurso histórico.

Como o Tarot funciona? 

 

Primeiramente, sabemos que o tarot não é de si, mas uma ferramenta que carrega nas imagens os ciclos da humanidade pelos quais todos passaram ou passarão. Todas as cartas representam arquétipos humanos. Por assim dizer, antes de tudo, o tarot funciona como um saber coletivo.

O tarot de Marselha é o baralho mais tradicional, pois é antigo e acredita-se que foi concebido na região da Itália por  volta do séc. XV e se espalhado, posteriormente, pela França. Por não se ter a certeza de quem e nem onde se produziu o baralho, ele adquire certa impessoalidade, sendo tratado como de todos, tal como a Astrologia é.

Pois, todos sabemos que não existe uma única origem, nenhum profeta do tarot ou astrologia, porém são conhecimentos que foram compilados ao longo dos tempos.

O mesmo modelo também é seguido por outro muito usado, o Rider-Waite. O  baralho de tarot mais vendido.

o tarot funciona
Cartas do tarot de Marselha

A Divisão das Cartas

Num mundo mais simples possível, responderemos a pergunta “o que é tarot?” e “como o tarot funciona?” dizendo que é um baralho composto por 78 cartas, um baralho de 78 cartas ou, ainda, um deck (sinônimo de baralho) de 78 cartas. Não seria mais fácil? Mas sim, faz parte da resposta às perguntas.

Vamos ver as divisões do tarot. A divisão em três partes que mostro é de Veet Pramad. Normalmente, o baralho é dividido em apenas duas partes: arcanos maiores e menores e que de nada faltam. Pramad apenas opta por uma divisão a mais, o que pode significar uma melhor explicação.

O baralho do tarot divido em três partes:

·         22 Arcanos Maiores

·         16 Figuras da Corte

·         40 Arcanos Menores

Arcanos Maiores

Muito se fala sobre os arcanos maiores, os 22 Arcanos (ou 22 trunfos) e será sobre eles que manteremos maiores considerações. Os Arcanos maiores são tão importantes ao tarot, não à toa. É a partir deles que surgem as explicações macrocósmicas; referem-se ao conjunto, ao todo, as pessoas, aos grupos, aos indivíduos, as inter-relações dos indivíduos, ao sistema solar, ao mundo. Eles são cartas de poder revelador do ser e do mundo, por isso é dada tanta importância a estas 22 cartas.

Há pessoas, por exemplo, que ficam anos somente atendendo, profissionalmente, como tarólogo, utilizando apenas os 22 arcanos. O tarot funciona mesmo assim e não há problema algum com isto. Mas as outras 56 cartas têm suas peculiaridades.

Figuras da Corte

As figuras de corte não dizem respeito a mais do que o próprio nome sugere, são cartas que tem figuras de corte. A maioria dos baralhos representa as figuras como: a rainha, o rei, o cavaleiro e o valete (ou pagem).

Estas 16 figuras da corte são 16 personalidades compostas a partir da combinação dos 4 elementos: fogo, terra, ar e água. E estes por sua vez se estruturam em 4 famílias: Paus, Copas, Espadas e Discos(ou ouros).

Arcanos Menores

Os arcanos menores são menos comentados no tarot, porém não tem erro, o tarot funciona e nem por isso merecem desprezo. Pois, são cartas importantes para compreensão de todas as possibilidades do tarot. Mas verdade seja dita, os arcanos maiores serão de imenso valor para você que está começando.

Os arcanos menores são numerados de Ás (o qual equivale ao número 1) a 10 e estruturados em 4 naipes: Paus, Copas, Espadas e Discos (ou ouros). Eles representam características do comportamento humano.

Mãos à massa, porque o tarot funciona! Agora que aprendemos que existem cartas do tarot, vamos a cada um dos 22 arcanos maiores, que é por onde se começa.

*Muitos tarólogos recomendam o estudo das cartas colocando de início a carta do Louco (Há quem prefira colocá-lo por último) e sua jornada por todas elas.

Como o Tarot funciona? Os 22 Arcanos Maiores

Confira a seguir quais são as representações dos 22 arcanos maiores do tarot:

0 – O Louco (pode aparecer como carta 22)

o tarot funciona

1 – O Mago

o tarot funciona

2 – A Sacerdotisa

o tarot funciona

3 – A imperatriz

o tarot funciona

4 – O Imperador

o tarot funciona

5 – O Papa (pode aparecer como O Hierofonte)  

o tarot funciona

6 – Os Enamorados

o tarot funciona

7 – O Carro

o tarot funciona

8 – A Justiça

o tarot funciona

9 – O Eremita

o tarot funciona

10 – A Roda da Fortuna

o tarot funciona

11 – A Força (em alguns tarôs este pode ser o número 8 e vice-versa)

o tarot funciona

12 – O Enforcado

o tarot funciona

13 – A Morte

o tarot funciona

14 – A Temperança

o tarot funciona

15 – O Diabo

o tarot funciona

16 – A Torre

o tarot funciona

17 – A Estrela

o tarot funciona

18 – A Lua

o tarot funciona

19 – O Sol

o tarot funciona

20 – O Julgamento

o tarot funciona

21 – O Mundo

o tarot funciona

 

Aqui vão algumas sugestões para você iniciar sua própria jornada nas cartas.

#Primeiramente, coloque a carta Louco na primeira posição para ir fazendo a ordem que colocamos acima. Será uma jornada e tanto!

#Começa-se do Louco; a aventura, o ser criativo, o estar aberto à vida e prossegue. Perceba que cada carta irá querer dizer algo. Por exemplo, na carta do Papa, aquele que iniciou poderá entender o valor da ajuda ao outro.

#Logo ao encontro da carta do Papa descobrirá a dos Enamorados e tendo aprendido a virtude do valor do outro, começa um relacionamento com um parceiro ou parceira. Esta carta representa a escolha entre começar um relacionamento.

#Isso o fez se tornar mais forte! Acredita mais em si e nas suas habilidades de liderança, então pega a carta do Carro e ruma ao sucesso!

E assim prosseguiríamos até a carta do Mundo que é o fechamento do ciclo e uma abertura às novas realizações.

Adaptação às imagens das Cartas

Para todo início é bom tomar algumas precauções e não ir com tanta sede ao pote. Evite ficar olhando muitas cartas e no mesmo dia. O melhor é: tire um tempo e local para ver uma carta e aprecie cada detalhe dela como se estivesse “enamorado” por ela.

Sabemos dos fatores energéticos que influem no mundo, então, sugerimos  procurar um lugar mais tranquilo, silencioso, com aromas, para que as tuas intuições sejam aguçadas e que sua percepção consiga ter a melhor recepção da imagem da carta. Com isto, com certeza terá alguma revelação interior ou exterior.

Faça isso com os 22 arcanos por 22 dias e se delicie na descoberta do mundo que se abrirá aos seus pés e céus! Não esqueça! Um dia após o outro; sempre se mantenha aberto às novas imagens das cartas e se quiser, pode até fazer uma perguntinha para elas!

Uma dica extra: o tarot funciona bem fazendo um diário de estudos.

A seguir deixamos a indicação de outros artigos sobre o tarot que você pode gostar também!

aprender-tarot

Qual o melhor tarot para iniciantes?

Você quer aprender tarot, mas fica confusa (o) com o mundo de possibilidades de decks que existem para escolher? Saiba  qual o melhor tarot para iniciantes, passando pelo o que é o tarot, um pouco sobre sua história e dicas práticas sobre como escolher seu baralho clicando no botão abaixo!

bíblia clássica do tarot editora darkside - review

Bíblia Clássica do Tarot Review: Guia Definitivo Para Aprender?

Procurando um guia completo e definitivo sobre o universo do tarot? Sua procura acabou com essa resenha completa! Acesse:

tarot online

Melhores Livros de Tarot: Seu Guia Definitivo

Para quem deseja se aprofundar no estudo do Tarot, acesse o guia com os melhores livros com esse objetivo! Acesse agora:

2 comentários em “Como o tarot funciona”

  1. Pingback: Tarot para iniciantes - Sú Almeida

  2. Pingback: O Tarot e os quatro elementos (4 naipes) - Sú Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima