O Tarot e os quatro elementos (4 naipes)

Terra, fogo, ar e água… Há nos quatro elementos da natureza conexão com tudo!

À exemplo, é sabido que as cartas do Tarot são repletas de simbologia , tais como:  arquétipos , numerologia, astrologia, entre outras… 

Além, destes conhecimentos, no mínimo, curiosos, sabe-se que elas estão conectadas aos conhecimentos basilares da alquimia e, assim, aos quatro elementos.

Para além desta simples análise, vamos nos aprofundar um pouco na simbologia ligada aos quatro elementos da natureza, atrelada aos naipes no tarot.

Neste Post:

Quatro elementos no tarot e um todo único

Os quatro elementos foram a proposta de explicação da origem de todas as coisas de alguns pensadores. Foram para alquimia. Para o Tarot. Para a astrologia. Deu até o pontapé inicial à química.

Os quatro elementos estão por toda a parte e constituem o universo. Por onde vamos, vemos (sentimos, percebemos): o calor, o fogo. O Ar e o vento. A terra e a matéria. Água que forma e flui nos rios, nos mares e oceanos. 

Por isso, não é de esperar por menos. O Tarot (e a astrologia), também, contribuíram para explicar a vida e seus aspectos através destes elementos primordiais.

Abaixo, seguiremos um caminho muito instigante da conexão precisa entre elementos e as 56 cartas dos Arcanos Menores (pouco comentados) e seus Naipes no Tarot.

Quatro elementos no tarot: Água – Copas –

O Elemento Água (feminino) está associado à carta do Tarot do Naipe de Copas. As características da personalidade representada por este Naipe é sobre ser gentil, com nível emocional de consciência que se relaciona com amores, sentimentos, conexões etc.

E para exemplificar a Água e sua capacidade de penetração, de mudança e permeabilidade, cito a Astróloga Brigit Esselmont: “Água é como ondas batendo incessantemente ou com um rio caudaloso”.

tarot-naipe-copas-água

Por isso, o elemento água simboliza sempre características ligadas à mudança, ao emocional, aos sentimentos e à “moção”; aquilo que o faz agir em função de um desejo, vontade, alegria ou prazer. Também, se afirma com relacionamento,  intuição, fluidez, cura e limpeza.

Como elemento feminino, recebe uma súbita energia proveniente do interior da feminilidade. É receptível, adaptável, pura e no fluxo contínuo da água que se escoa e não para. No baralho (deck), o Naipe de Copas corresponde aos corações.

Numa leitura de cartas, Copas significa que pensa com o coração, mais do que com a razão. Com isto, o Naipe de Copas está relacionado, também, com criatividade, romantismo, imaginação e fantasia. 

Sob os aspectos negativos, consideram-se os elementos da Água como fonte de ideias irrealistas, expectativas fantasiosas. Considera-se ainda a falta de criatividade aliada aos sentimentos irrealistas.

Os Quatro Elementos no tarot: Fogo – Paus –

Nos quatro elementos do tarot, não pode faltar o Fogo. O Naipe de Paus representa-o nas cartas do Tarot.

O Fogo pode produzir pelas mãos do ferreiro o formato do ferro que quiser ou o vidro em brasa ardente que a mulher artesã dá à forma com maestria e delicadeza. Contudo, é pelo Fogo que se pode destruir e incendiar uma casa ou um bairro. O poderoso Fogo não é de “brincadeira”!

tarot-naipe-fogo-paus

Fogo simboliza paixão, energia, entusiasmo e sensualidade. Simboliza o interior masculino, donde vemos a “vontade de poder” da energia masculina.

A carta do Naipe de Paus está associada aos quatro elementos, neste caso, ao Fogo e significa estar conectado com a energia primária, com a espiritualidade, a determinação, força, intuição, criatividade, ambição e expansão.

A carta de Paus lida com um nível espiritual para o que realmente é importante para você no seu ser. Desenha o que os motiva, as personalidades, egos, entusiasmos e energias pessoais; interna e externa.

O aspecto desafiador, deste dentre os quatro elementos, fica no egoísmo, compulsividade, falta de direção, orientação ou propósito de vida.

Os Quatro Elementos no tarot: Terra – Ouros

O elemento Terra é o mais pé no chão, entre os quatro elementos. Não há dúvida. Tudo é tangível. Valoriza o que há de papável no mundo e acredita que a natureza dará o suporte necessário a toda à existência.

tarot-naipe-terra-ouros

A terra é um elemento receptível, e, portanto, feminino. Uma terra com nutrientes para prover ao que é plantado, pode trazer grande beleza à vida. É a “mãe natureza” da feminilidade.

A carta que representa a mãe terra, isto é, o feminino, o passivo, a feminilidade, é a carta do Naipe de Ouros. Ouros realça o lado comprometido da preocupação necessária com os aspectos financeiros. Alguns destes aspectos transmitidos, aqui por este Naipe, estão o trabalho, viagem, propriedade e demais materiais de propriedade cumulativa.

Os aspectos positivos do Naipe de Ouros incluem realização profissional, prosperidade e demais prazeres e alegrias advindas de boa relação com as finanças pessoais.

O Naipe de Ouros lida com o lado externo da consciência e da percepção, por isso tem um lado positivo muito forte quando se refere a como é observado de forma exterior. Isto, também, é uma forte habilidade de Ouros para se realizar em situações como saúde, finanças, trabalho e criatividade.

Alguns aspectos desafiadores são o excessivo apreço pelo dinheiro, a ambição, estar excessivamente focado na carreira profissional, indulgência, optar pelo trabalho em detrimento de outros segmentos da vida.

O elemento do Ar representa a carta do Naipe de Espadas no Tarot.

Os Quatro Elementos no tarot: Ar – Espadas

O Ar representa um elemento intangível, porém em constância, dos quatro elementos, sempre presente em qualquer lugar. Simbolicamente, o Ar está relacionado com o intelecto, energia, ação e movimento. Por sua energia masculina interior, pode conduzir até mesmo sem ser visto, pois é Ar!

tarot-naipe-ar-espadas

A carta do Tarot do Naipe de Espadas está relacionada com o Ar dos quatro elementos. A carta do Tarot de Espadas está ligada com mudança, ação, movimento, poder, opressão, força, conflito, valentia. Assim como vimos com o elemento Fogo e  sua representação nas cartas do Tarot com o Paus, no elemento Ar, com a representação no Tarot em Espadas, uma das mensagens é de se tomar cuidado para que sua energia não seja mais perniciosa ao seu entorno do que benéfica. A carta Espadas pode acabar por, com seu poder de ação, destruir e/ou construir. 

O nível de consciência mental do Naipe de Espadas está à procura do intelecto de suas produções pessoais ou interacionais. É um apaixonado pela diversão do intelecto, que brinca como uma criança! E o Naipe de Espadas representa bem seu momento presente com seus pensamentos. A carta de Espadas possui seus lados, aparentemente, porém não tanto, de energia e intelecto. Isso mostra o potencial inventivo e criador que pode ser usado para o bem ou para o mal (cuidado).

Nos aspectos negativos elencamos: abuso mental e verbal, raiva, culpa, julgamento, falta de compaixão.

Como usar os quatro elementos no tarot (leitura)

 

Ao compreendermos que os quatro elementos estão inseridos na vida, no cotidiano, podemos relacionar os mesmos de maneira prática em uma leitura de tarot. Vejamos como isso pode ser observado/aplicado a seguir, utilizando como exemplo o elemento água.

Sabemos que esse elemento tem como uma de suas características principais a fluidez. Ao surgirem cartas do naipe de copas (água) em um jogo de tarot, podemos associar essa característica ao contexto do que se perguntou, considerando o que está e de que maneira está retratado ali nas cartas. 

Ainda, seguindo o exemplo do naipe de copas, digamos que surge em uma tiragem (jogo/leitura) o ás de copas. 

Observe comigo a imagem (clássica) retratada abaixo:

tarot-naipe-copas-as-of-cups

Em alguns decks de tarot, essa carta é complementada com água transbordando da taça, o que indica que um dos significados da mesma é de sentimentos em abundância (fluídos) .

Assim, unindo o número da carta (às = 1 = inícios) ao significado ligado ao elemento água (emoções, sentimentos), temos o início de algo ligado ao campo emocional (mas essa é apenas uma das inúmeras possibilidades de interpretação).

Leitura usando os quatro elementos no tarot: Para ir além do óbvio

 

Observamos que os quatro elementos (naipes) enriquecem e possibilitam utilizar a amplitude da simbologia das cartas, o que vai aumentando o seu repertório de interpretação.

Na realidade, um dos pontos principais na utilização dos elementos na leitura do tarot ou de qualquer outra simbologia é compreender que depende muito também do contexto da pergunta e das demais cartas  que compõem o jogo. Existem dois lados de uma mesma moeda, mesmo em cartas de caráter extremamente positivo e vice-versa, uma vez que o tarot é uma ferramenta que retrata a realidade humana, a qual é composta por luz e sombra.

Aqui no blog você pode se aprofundar neste tema através deste outro post (fique à vontade para ler os demais, temos várias categorias disponíveis para facilitar seu processo de empoderamento).

 

Não deixe comentar abaixo também qual foi seu principal insight sobre esse artigo. Vamos adorar saber!

Um beijo e até o próximo post!

Você também pode gostar:

aprender-tarot

Você quer aprender tarot, mas fica confusa (o) com o mundo de possibilidades de decks que existem para escolher? Saiba  qual o melhor tarot para iniciantes, passando pelo o que é o tarot, um pouco sobre sua história e dicas práticas sobre como escolher seu baralho clicando no botão abaixo!

leituras de tarot online

O que é o Tarot Terapeutico?

O tarot terapeutico hoje é uma realidade e pode ser usado para obter maior clareza, direcionamento e autoconhecimento. Saiba como no botão abaixo:

tarot online

Melhores Livros de Tarot: Seu Guia Definitivo

Para quem deseja se aprofundar no estudo do Tarot, acesse o guia com os melhores livros com esse objetivo! Acesse agora:

Como o tarot funciona

Você quer saber se o tarot funciona e como o tarot funciona? Então vai gostar deste artigo completo! Acesse clicando no botão abaixo:

2 comentários em “O Tarot e os quatro elementos (4 naipes)”

  1. Pingback: Como o tarot funciona - Sú Almeida

  2. Pingback: Significado de cartas de tarot: Guia completo para iniciantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima